quinta-feira, abril 07, 2011

Na Cruz

Na cruz, o amor supera o mal. Deus tem um tempo determinado para julgar um mundo que está repleto com todos os tipos de abominação – Ele não subestima a intolerabilidade do mal. Deus não é um cúmplice do mal, utilizando-o como seu instrumento. O mal é ambíguo, instável. É uma doença dinâmica, uma existência parasitária e destruidora.
            O mistério impenetrável do mal enfrenta o mistério paradoxal da cruz. A cruz é a vitória do amor sobre o mal. A cruz é a incorporação do mal ao plano de redenção divina. Isso pode soar como algo perturbador, à beira da blasfêmia. A reação de Deus ao problema do mal, é a absorção em si mesmo. O mal não é engolido pelo amor, em um tipo de absorção química e dissolução.
Na cruz revela-se o surgimento do reino de Deus, não pelo poder das armas ou da força, mas pelo Espírito de sacrifício. A cruz destrona o reino do mal. A sabedoria do caminho da cruz é que ele ataca o mal utilizando a ambigüidade de sua natureza original, e seu estado ilegítimo. O mal é desarmado no sacrifício do próprio Deus. A manobra é algo sem precedentes. Ele aprisiona o enganador em seu próprio ardil. Ao assumir as conseqüências do pecado humano, ele nos liberta. Aqui reside o mistério da vitória.
            Na cruz, o mal é vencido pelo amor cumprindo a justiça. É o amor revelado na sua maior intensidade. ©

Nenhum comentário: