segunda-feira, março 14, 2011

Realidade

Há algum tempo os cientistas imaginavam que teriam respostas para todas as perguntas. Não haveria mais incógnitas e mistérios. Hoje, sabemos que muitos detalhes sobre o mundo, o universo e os seres humanos não podem ser devidamente explicados pelo empirismo e o método científico, o “paradigma da realidade atual”.
A realidade é definida apenas por aquilo que podemos analisar racionalmente, pesar, observar, e medir em um laboratório? Ou existe mais que isso? Existe uma realidade maior e nem sempre acessível a razão humana? Uma pessoa racional pode acreditar em Deus e, automaticamente, em uma realidade que transcenda a razão humana?
            O físico Neils Bohr, pai da mecânica quântica, disse que a sua própria cosmovisão expandiu, quando ainda criança, contemplava um peixe nadando na lagoa da fazenda de sua família. Ele ficou olhando o peixe a nadar por horas a fio e, um dia, percebeu que o peixe não sabia que estava sendo observado. Os peixes desconhecem o que se passa fora da lagoa, ou seja, desconhece qualquer outra realidade que não seja a lagoa. Bohr começou a se perguntar se os seres humanos não seriam como os peixes, vivendo em um universo expansivo, com múltiplas dimensões da realidade, mas apenas conscientes dos seus limitados quadros de referências. ©

Nenhum comentário: