sexta-feira, outubro 28, 2011

Exilados

Dez Minutos mais Velho: O Celo

Título original: Ten Minutes Older: The Cello
Direção: Diversos
Gênero: Drama
Tempo de duração: 95 minutos
Ano de lançamento: 2002
Sinopse: Intitulado ''The Cello'' (o celo), esta é a segunda parte do projeto que reúne diretores de todas as partes do mundo para dar a sua visão do tempo. Aqui, oito cineastas - Bernardo Bertolucci, Claire Denis, Mike Figgis, Jean-Luc Godard, Jirí Menzel, Michael Radford, Volker Schlöndorff, István Szabó - falam sobre o nascimento, a morte, o amor, o drama de cada momento da vida e mitos passados.

Guerra e Paz (Tolstói)

segunda-feira, outubro 24, 2011

Decibéis

Sofrimentos, dificuldades, provações, frustrações e tragédias, em alguns casos, são as únicas forças fortes o suficiente para chamar a nossa atenção e corrigir a rota. Nas mãos de Deus a dor torna-se um instrumento para nos despertar e gerar mudanças em nossas vidas. C. S. Lewis dizia: “Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nosso sofrimento: ele é o seu megafone para despertar um mundo surdo”. Um aumento nos decibéis pode a única forma de chamar a atenção. ©

Amores Expressos

Título original: Chung Hing sam lam / Chungking Express
Direção: Kar Wai Wong
Gênero: Drama/Romance
Tempo de duração: 102 minutos
Ano de lançamento: 1994
Sinopse: Dois policiais, duas mulheres solitárias, duas estórias sobre amor, nas suas mais estranhas e variadas manifestações. A primeira estória é do policial 223, que se encontra com uma viciada traficante de heroína, por quem se apaixona e guarda na memória. A segunda, do policial 633, que acaba de ser rejeitado de um romance de cinco anos e começa a ver em uma atendente de fast food uma nova possibilidade de relacionamento.

Folhas das Folhas de Relva (Walt Whitman)

sexta-feira, outubro 14, 2011

Um Ninho

Em “Pollyana”, romance de Eleanor H. Porter, a tia da menina Pollyana traça uma seqüência de “obrigações” com as quais a garotinha deve “ocupar” seu tempo. E Pollyana protesta porque, com tantas “obrigações”, não sobrará tempo para viver. A tia, uma mulher prática e sensata, retruca: “Claro que você terá tempo de viver. Estará vivendo enquanto faz todas essas coisas, oras”. A menina, muito perspicaz, observa: “Não, tia Polly. Eu estarei respirando o tempo todo, e não vivendo”.
            A vida que o mundo valoriza não é a vida que eu amo, aquela na qual anseio estar imerso. Ler, escrever, ficar perto das pessoas que amo, assistir um filme, orar, ouvir música.
            Vivi seguindo trilhas, perseguindo pistas, rastros, entrando em atalhos, dando voltas inúteis, abrindo mapas, lendo placas adiante nas encruzilhadas. Hoje, gosto de me perder nos lugares, gosto da sensação de não reconhecer nada e depois começar a reconhecer o que tinha esquecido.
            Agora estou perdido nesses corredores cheios de avenidas, estradas, vias auxiliares e acostamentos. Estou aturdido com tantas possibilidades, tanta vaga para estacionar, que ainda não saí do lugar, o motor não roncou, não soltei o freio de mão, não virei a chave, não dei a partida.
            O que sei é que passei muito tempo na garagem, trancado com os vidros fechados, numa espécie de cativeiro voluntário. Agora quero estar acelerando numa estrada, parando no acostamento, para observar um ninho de pássaro.
O cristianismo não é uma religião do templo, embora durante a história ele tenha prevalecido. Mas o Deus no qual acreditamos, é o Deus que está em todos os lugares.
                                    A poetisa Wislawa Szymborska escreveu:
Tenho céu atrás de mim, sob as mãos
E debaixo das pálpebras.
Estou enredada de céu
E isto me exalta.
Partes poeirentas, líquidas, montanhosas,
Passageiras e queimadas do céu, migalhas do céu,
Brisas de céu e montes.
O céu é onipresente
Até nas trevas sob a pele
            O poeta Gerald Manley Hopkins se encantava com um arco-íris, uma ninhada de ovos de tordo era “um pequeno e baixo céu”, a ferradura de um cavalo era uma “sandália brilhante e destruída”, o mundo era um torvelinho divino e Deus o símbolo da exuberância eterna.
            A Terra não seria uma espécie de grande ninho onde se aconchegam várias espécies? ©

Jornada pela Liberdade

Título original: Amazing Grace
Direção: Michael Apted
Gênero: Drama/História
Tempo de duração: 117 minutos
Ano de lançamento: 2006
Sinopse: A vida de William Wiberforce (Ioan Gruffudd) mostra como a perseverança e a fé de um homem mudaram o mundo. Líder do movimento abolicionista britânico, o filme mostra a luta épica para criar uma lei com objetivo de acabar com o tráfico negreiro. Durante esta jornada, Wilberforce encontra oposição intensa dos que acreditavam que a escravidão estava diretamente ligada à estabilidade do império britânico. Em seus amigos, incluindo John Newton (Albert Finney), um ex-capitão de navio negreiro que compôs o famoso hino Amazing Grace, encontrou suporte para continuar lutando pela causa.

A Cruz de Cristo (John Stott)

sexta-feira, outubro 07, 2011

A Criação

O homem ocupa um espaço entre os animais e os anjos, é um peregrino investigando a sua jornada, e que encontra a salvação não na ciência ou na filosofia, mas em um evento histórico que envolve uma pessoa.
            O homem é o único amador, todos os outros são profissionais. Eles não têm lazer e não o desejam. Quando a vaca acaba de comer, ela rumina; quando ela termina a mastigação, ela dorme; quando ela acorda, ela come novamente. Ela é uma máquina que transforma capim em vitelos, leite e bezerros. O leão não pode abandonar a caça, o castor não desiste da árdua missão de construção de barragens, nem as abelhas ignoram a produção de mel.
            De todos os fantasmas que assombram o cosmos, dentre bilhões de objetos estranhos no universo – quasars, pulsars, buracos negros – o ser humano é o mais estranho.
            Eu não sou nenhum cientista, sou apenas um peregrino com um pé na teologia e um amor por palavras. Como um pensador eu tento descobrir que a beleza é mais do que um fato, um mistério. Eu gosto da natureza – das coisas belas e grotescas. Na natureza eu encontro o enredo da graça e o êxtase da violência; a paisagem intrincada revelada na morte; o mistério, a novidade e um tipo de exuberância nostálgica.
            Ali habita o mistério da criação contínua e a variedade imensurável de cores e formas. A incerteza da visão, o horror do fixo, a dissolução do presente, a beleza imensurável, a pressão da fecundidade, a ilusória natureza livre e a perfeição danificada.
            A paisagem revela a beleza extravagante da criação. A criação faz a conexão da eternidade com o tempo, em intrincadas malhas que refrigeram os olhos. Você não precisa de iscas, ganchos e redes; basta se maravilhar. ©

A Árvore da Vida

Título original: The Tree of Life
Direção: Terrence Malick
Gênero: Drama
Tempo de duração: 138 minutos
Ano de lançamento: 2011
Sinopse: Árvore da Vida aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão.

75 Poemas (Emily Dickinson)